O Rotary Clube da Marinha Grande deseja a toda a população, companheiros e entidades um Feliz Ano de 2011.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Entrega de Cabazes de Natal do RCMG
O projecto “Cabazes de Natal” do Rotary Club da Marinha Grande teve este ano a sua 8.ª edição.
Famílias carenciadas, que fazem parte de uma lista elaborada com a ajuda de diversas entidades locais de solidariedade social, beneficiaram mais uma vez desta acção.
Os nossos esforços, apoiados por um grande grupo de empresas locais e pela solidariedade dos membros do Club, conseguiu esta Natal distribuir 110 fartos cabazes, recheados dos bens mais essenciais a cada família.
A ajuda dos nossos parceiros neste projecto de solidariedade, neste ano de enorme crise, cresceu imenso e o Rotary Club da Marinha Grande vai conseguir entregar a dez ou doze famílias da Marinha Grande em maiores dificuldades, mais um cabaz mensalmente, até Junho do próximo ano. Totalizaremos assim, cerca de 170 cabazes entregues dentro do programa 2010/2011, com mais de 4 toneladas de víveres.
Às pessoas, anónimas por tradição, que nos ajudaram mais uma vez nesta pesada tarefa, saberemos agradecer individual e pessoalmente como merecem.
Famílias carenciadas, que fazem parte de uma lista elaborada com a ajuda de diversas entidades locais de solidariedade social, beneficiaram mais uma vez desta acção.
Os nossos esforços, apoiados por um grande grupo de empresas locais e pela solidariedade dos membros do Club, conseguiu esta Natal distribuir 110 fartos cabazes, recheados dos bens mais essenciais a cada família.
A ajuda dos nossos parceiros neste projecto de solidariedade, neste ano de enorme crise, cresceu imenso e o Rotary Club da Marinha Grande vai conseguir entregar a dez ou doze famílias da Marinha Grande em maiores dificuldades, mais um cabaz mensalmente, até Junho do próximo ano. Totalizaremos assim, cerca de 170 cabazes entregues dentro do programa 2010/2011, com mais de 4 toneladas de víveres.
Às pessoas, anónimas por tradição, que nos ajudaram mais uma vez nesta pesada tarefa, saberemos agradecer individual e pessoalmente como merecem.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Henrique Neto falou sobre "A crise da economia nacional e internacional" - In www.rotary.pt
Henrique Neto, fundador da Iberomoldes
Portugal deve «recuperar a educação pela qualidade e exigência»
Henrique Neto, fundador da Iberomoldes, e ex-deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista na legislatura de 1995-1999, foi o orador convidado do RC Marinha Grande na Assembleia de Representantes que se realizou, no passado fim-de-semana, em S. Pedro de Muel.
A apresentação do conferencista esteve a cargo de Jorge Martins do RC Marinha Grande, que traçou o seu perfil familiar e profissional.
O gestor que abordou o tema "A crise da economia nacional e internacional" apresentou um retrato negro da actual situação político/económica que se vive no mundo e, em particular em Portugal.
Para enquadrar o tema viajou no tempo e regressou aos idos de 1970/1980 indo aí buscar as «causas longínquas da crise internacional», altura em que chegaram aos «Estados Unidos os primeiros dirigentes empresariais especialistas de finanças». Na sequência do tema apresentou as três fases que considera estarem na base da chamada «crise». A primeira fase é a das fusões e aquisições; a segunda fase é dominada pelas deslocalizações das empresas para mercados onde a mão-de-obra é mais barata. A terceira fase é constituída pelo «desvario dos produtos tóxicos».
Centrou depois a atenção no que chama os «desequilíbrios globais» resultantes destes factores que começam quando a economia clássica deixa de responder. Acrescenta-se o factor China e Índia e a criação de um novo modelo económico global em países com um «stock inesgotável de mão-de-obra a baixo custo», factor que causa um «desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura» e que coloca «o modelo social europeu em perigo».
Os factores nacionais que no entender de Henrique Neto de algum modo contribuíram para acentuar as dificuldades económicas têm a ver com a «cristalização do modelo económico herdado da EFTA – European Free Trade Association (Associação Europeia de Livre Comércio); o fracasso, em Portugal, do ensino de massas; a economia dual e a aposta errada nos bens não transaccionáveis; a promiscuidade entre algumas grandes empresas e o poder político e a falta de continuidade das políticas e das leis». Apontou ainda como factores limitativos do desenvolvimento económico a «pobreza e o envelhecimento» o «Estado gastador e omnipotente e a ausência de uma estratégia nacional».
A estes factores associa-se ainda, nos últimos anos uma «política mediática do engano e da mentira; o domínio dos interesses e da corrupção; obras públicas avulsas em vez de desenvolvimento económico sustentável; o desastre das Parcerias Público Privadas (PPP)» e ainda o endividamento e a dependência do exterior.
O empresário, no entanto, deixou alertas, sugestões e avançou com possíveis soluções que conjugadas poderão ajudar a minimizar a situação que tem como condição primeira «compreender as mudanças em curso no mundo». Depois há que «recuperar a educação pela qualidade e a exigência, com a prioridade às creches e ao ensino pré-escolar» e onde não falte uma alimentação cuidada e adequada rede de transportes. A estratégia euro-atlântica com «prioridade absoluta aos bens transaccionáveis e à exportação. Promover a concorrência nos sectores de bens não transaccionáveis e abertura de linhas de crédito de curto praza para apoiar o fabrico de encomendas firmes e credíveis destinadas à exportação».
Há ainda que estruturar uma «logística com prioridade às mercadorias, através de um porto de 'transhipment' e ao transporte ferroviário de mercadorias para a Europa em bitola europeia, ou, em alternativa, o 'eurofreightrain'».
Henrique Neto sublinhou ainda a necessidade de se encetar uma «campanha nacional para a atracção e o desenvolvimento de empresas nacionais e internacionais integradoras, para equilibrar o domínio na economia portuguesa do subcontrato. Modernizar o sector das pescas com prioridade à pesca artesanal e aplicação tecnológica, com uma atenção particular ao marketing e comercialização». É ainda imperativo «potenciar a agricultura através de produtos valorizáveis nos mercados internacionais» e dar a «prioridade à organização dos circuitos de comercialização». Importante para o gestor é ainda a «formação acelerada de mestres para a indústria do futuro, para dar sentido à formação profissional que se faz em Portugal. Colocar os empresários portugueses a falarem uns com os outros. Dotar as universidades de vendedores de tecnologia junto das empresas. Moralizar a actividade política e profissionalizar a administração pública».
In: www.rotary.pt
domingo, 31 de outubro de 2010
Rotary Club da Marinha Grande elegeu o Professor Cesário Silva o seu Profissional do Ano 2010
Mais do que dar cumprimento ao que está instituído pelo Rotary Internacional, a distinção de um profissional de reconhecido mérito no seio das comunidades , o Rotary Club da Marinha Grande faz questão de, anualmente, prestar condigna e pública homenagem àqueles profissionais que, pelo seu esforço e pelo seu exemplo, contribuem para o engrandecimento e para a projecção do bom nome do nosso Concelho.
Ao longo da sua ainda curta história, o nosso Clube Rotário tem tido a preocupação de dar destaque público a profissionais, homens e mulheres, que, nas suas áreas de actividade, pautam o seu percurso de vida pelo exemplo cívico, pela dedicação e pelo apego que se lhes reconhece não só para com as suas profissões, mas também para com as causas humanas e pelo amor que devotam à terra onde vivem.
Dando continuidade aos princípios a que o nosso Clube se determinou relativamente a esta iniciativa, a personalidade que queremos distinguir este ano de 2010 não poderia ser excepção àquela ‘regra’ e, assim, como profissional do ano, elegemos um Professor que, embora não sendo natural da Marinha Grande a ela se mantém dedicado ligado por indissolúveis laços de profissionalismo e de cidadania.
Cesário Silva, que tem feito quase todo o percurso da sua vida e profissional na Marinha Grande e espalhado o seu dinamismo e o seu saber aos jovens desta ‘terra dos Stephens’, não pode deixar de ser reconhecido.
O notável impulso que tem dado à Escola Secundária Acácio Calazans Duarte, onde se diz “só lhe falta dormir”, nestes últimos tempos de requalificação da Escola, é um exemplo de que além de saber ensinar também sabe gerir e orientar.
A sua participação na vida associativa nomeadamente no Sport Operário Marinhense, é uma faceta relevante da sua forma de estar na vida.
Pelo elevado profissionalismo que sempre empresta às tarefas a que se propõe, pela luta constante e empenhada com que se entrega à dinamização das coisas da educação , do apego e do amor que sente para com a Marinha Grande, o nosso Clube Rotário, como todos os seus congéneres um Clube de Profissionais de diversos misteres, decidiu eleger o Professor Cesário Silva como o seu profissional do ano, facto que muito honra este Clube e pelo qual nos sentimos particularmente felizes.
A cerimónia de Reconhecimento terá lugar no próximo dia 9 de Novembro durante um jantar aberto à população marinhense, que se realizará no Hotel Mar e Sol em S. Pedro de Moel, pelas 20h.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
IV Encontro Past-Presidentes/Past-Governador Ano Rotário 2006/2007
Teve lugar no passado Sábado, dia 09 de Outubro, na Marinha Grande, o IV Encontro de Past- Presidentes com o Past- Governador do Distrito Rotário 1970, Álvaro Gomes.
Os participantes foram recebidos pela Srª Vereadora da Cultura Drª Cidália Ferreira e pela Presidente 2006/2007 Anisabel Orfão e Telmo Ferraz ( casal anfitrião) e por Gabriel Roldão Companheiro do Rotary Club da Marinha Grande.
O encontro iniciou-se pelas 11horas, com uma visita guiada ao Museu do Vidro que foi muito apreciada pelos visitantes, seguindo-se uma outra visita à exposição alusiva ao Centenário da República (parceria do Rotary Club da Marinha Grande com a Autarquia), e que está patente na Galeria Municipal.
Durante o almoço de convívio e companheirismo que se realizou-se no Hotel Mar e Sol em S. Pedro de Moel, estreitaram-se os laços de Amizade entre todos os presentes e lembrou-se que 2006/2007 foi um ano de excelência para o movimento Rotário em que todos souberam “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI” sob o lema “MOSTREMOS O CAMINHO”.
Para que a memória do Vidro não desapareça todos levaram uma pequena lembrança em vidro, recordando a nossa história e a nossa indústria.
Por fim foram entregues vários donativos com a finalidade de erradicar a poliomielite no Mundo a enviar para Rotary Internacional.
O Encontro do próximo ano será em VALONGO.
sábado, 2 de outubro de 2010
Exposição Do Regicídio à Implantação da República
Inauguração da Exposição com apresentação de intervenção teatral a cargo do Grupo de Teatro do S.O.M. alusiva ao 5 de Outubro de 1910
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social
Participação do nosso Presidente do Rotary Clube da Marinha Grande e do companheiro Gabriel Roldão no Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social no passado dia 18 de Setembro em Oliveira do Bairro.
Assinar:
Postagens (Atom)