Paul Harris, o fundador do Rotary, nasceu em Racine, Wisconsin, USA, a 19 de Abril de 1868, mas, com apenas 3 anos, mudou-se para Wallingford, Vermont, onde foi criado com os seus avós. No seguimento da sua biografia "My Road to Rotary", Harris deposita a amizade e tolerância que encontrou em Vermont como fonte de inspiração para a criação do Rotary.
Tendo estudado para advogado, Paul dedicou cinco anos da sua vida, depois da sua licenciatura em direito em 1891, a viajar e a conhecer o mundo o mais possível, antes de assentar a sua vida. Durante esse tempo, viajou bastante, suportando os seus encargos através de uma grande variedade de trabalhos. Trabalhou como repórter em San Francisco, como professor num colégio de negócios em Los Angeles, como ‘cowboy’ no Colorado, como secretário de escritório em Jacksonville na Florida, a cuidar de gado numa viajem até Inglaterra, e como vendedor-viajante para uma empresa de granito, cobrindo tanto os U.S. como a Europa.
Permanecendo fiel aos seus planos iniciais de cinco anos, assentou em Chicago no ano de 1896, e foi aí, na tarde de 23 de Fevereiro de 1905, que se encontrou com três amigos e se discutiu a ideia de criar um clube de homens de negócios. Esta é normalmente lembrada como a primeira reunião Rotary. Nos cinco anos seguintes, o movimento alastrou-se à medida que outros clubes Rotários se formaram em outras cidades americanas. Quando a associação nacional de clubes rotários fez a sua primeira convenção em 1910, Paul foi eleito presidente.
Depois da conclusão do seu mandato, Paul continuou a viajar extensivamente, promovendo o movimento Rotário, tanto nos Estados Unidos como para além das suas fronteiras. Como excelente escritor, Paul escreveu muitos livros acerca dos primeiros tempos da organização e do papel privilegiado que ele desempenhava no seu seio, nomeadamente através de livros como o "The Founder of Rotary", "This Rotarian Age" e a biografia "My Road to Rotary". Escreveu também vários volumes de Peregrinações contando ao pormenor as suas inúmeras viagens. Faleceu em Chicago a 27 de Janeiro de 1947.
O quarto 711 do edifício Unity na rua North Dearborn (baixa de Chicago), Illinois, foi o sítio da primeira reunião Rotária, como já se disse, em 23 de Fevereiro de 1905. Nessa altura, era o escritório de Gustavus Loehr, um engenheiro de minas e um dos sócios fundadores da organização. Na tarde desse dia de Fevereiro Paul Harris e três amigos, Sylvester Schiele, Gustavus Loehr, and Hiram Shorey, encontraram-se no escritório de Loehr no Quarto 711 para discutir a ideia de Paul de que homens de negócios deveriam encontrar-se, periodicamente, com fins de camaradagem e para alargar o seu ciclo de negócios e de conhecimentos profissionais.
Dessa discussão veio a ideia de um clube de homens que se reuniriam semanalmente e que o seu ingresso no clube estaria limitada a um representante de cada negócio e profissão. Depois de entrar o 5º membro do clube, Harry Ruggles, o clube ficou formalmente organizado como Rotary Club de Chicago. No fim do ano (1905), o clube mostrava um quadro social de 30 membros, com Sylvester Schiele como presidente e Ruggles como tesoureiro. Paul Harris declinou funções no novo clube e foi apenas presidente passados dois anos. Por volta de 1980, o Clube Rotário de Chicago, quis preservar o Quarto 711 onde tudo se iniciou. Alugaram por isso o quarto e fizeram um esforço para conseguirem recriar o escritório tal e qual ele era em 1905. Durante vários anos o clube manteve o quarto quase como local de culto para ser visitado por Rotários. Essa responsabilidade foi assumida pela organização não lucrativa "Paul Harris 711 Club" (que inclui rotários de todo o mundo). Em 1989, quando foi programada a demolição do edifício Unity, o clube 711 desmantelou cuidadosamente o escritório, tentando salvar ao máximo todos os pormenores do seu interior, desde portas até radiadores. Tudo foi catalogado e posto num armazém até se conseguir um novo sítio para se reconstruir o antigo quarto. Em 1993, o quadro de directores do Rotary International arranjou um espaço para o escritório original no 16º andar do RI World Headquarters em Evanston, Illinois
QUEM SOMOS
O Movimento Rotario Internacional, é composto por três tipos de clubes de faixas etárias diferentes: Os Interact Clubs; os Rotaract Clubs; e os Rotary Clubs. Trata-se de movimentos espalhados pelos quatro cantos do Mundo, que, ao longo de quase cem anos de existência, tem fomentado a paz e a compreensão mundial, realizando projectos de cooperação entre os povos e o serviço à comunidade.
O Rotary é representado por mais de 1,2 milhões de indivíduos, dedicados ao ideal de servir, filiados em mais de 33.000 Rotary Clubs, distribuídos por 162 países. Os membros do Rotary são escolhidos por serem considerados lideres de negócios e de profissões. Unem-se, no mundo inteiro, para prestar um serviço humanitário, fomentar um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudar a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
O Rotary é a primeira associação de clubes de prestação de serviços do Mundo, seguindo um lema anual, que faz sentir que ser membro do Rotary é “dar de si antes de pensar em si”.
Os membros do Rotary entendem que o movimento oferece oportunidades de forjar amizades duradouras e experimentam a satisfação de oferecer serviços voluntários ao próximo. Cada Rotary Club deverá seleccionar os seus próprios projectos de serviços baseados nas necessidades locais. Estas acções deverão compreender o planeamento e implementação duma notável variedade de programas humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural, que melhorem as vidas das pessoas tanto a nível local, como global.
Estes projectos podem ser na área da saúde, nutrição, ecologia, alfabetização, assistência profissional, abuso de drogas, assistência aos idosos e jovens, etc. Para tal, os membros do Rotary reúnem-se semanalmente para compartilhar companheirismo, em programas interessantes e informativos sobre tópicos de importância local ou global. Os Rotary Clubs reflectem uma ampla representação da vida da comunidade.
OBJECTIVOS, PROVA QUÁDRUPLA E ESTATUTOS
O objectivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
PRIMEIRO. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
SEGUNDO. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
TERCEIRO. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
QUARTO. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
O Rotary afirma-se através dos valores da paz e da compreensão mundial, da tolerância, da solidariedade, da cultura e do voluntarismo dos seus associados. Por esta razão os membros do Rotary seguem um ditado simples, porém muito profundo, e que intitulam como a Prova Quádrupla:
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos – é a VERDADE ?
É JUSTO para todos os interessados ?
Criará BOA VONTADE, e MELHORES AMIZADES ?
Será BENÉFICO para todos os interessados ?
Nos estatutos do Rotary Club da Marinha Grande, para além de todo este sentir e dos objectivos definidos, podemos referir que está bem explicito que é um clube não sectário e apolítico, aberto a pessoas de todas as raças, culturas e credos. No seu Artigo XI sobre os assuntos Comunitários, Nacionais e Internacionais, menciona-se que:
Secção 1 – O bem-estar geral da comunidade, da nação e do Mundo é de interesse dos sócios deste clube, e qualquer assunto público que envolva esse bem-estar pode ser estudado e discutido, imparcial e inteligentemente, numa reunião do clube para o esclarecimento dos seus membros, na formação das suas opiniões individuais. No entanto, este clube não poderá expressar opinião a respeito de qualquer questão de controvérsia pública.
Secção 2 – Este clube não apoiará nem recomendará qualquer candidato a cargo público e não discutirá em qualquer reunião do clube os méritos ou deméritos de tais candidatos.
Secção 3 – Este clube não adoptará nem fará circular resoluções ou pareceres, nem tomará medidas colectivas com referência a questões mundiais ou problemas internacionais de natureza política. Este clube não dirigirá apelos a clubes, pessoas ou governos e não enviará cartas, discursos ou planos propostos para a solução de problemas internacionais específicos de natureza política.
Secção 4 – Em Reconhecimento à Fundação do Rotary.
1º. Este clube empenhar-se-á para enfatizar os serviços prestados pelo Rotary durante uma semana especial, dedicada às celebrações da fundação do Rotary. A semana de comemorações terá inicio no dia 23 de Fevereiro de cada ano e será conhecida como “Semana da Paz e Compreensão Mundial”.
2º. Ao mesmo tempo em que a semana especial dará a oportunidade para a reflexão sobre os sucessos já alcançados, é apropriado também canalizar energias para o destaque de programas em prol da paz, compreensão e boa vontade na comunidade e no mundo.
O ROTARY EM ACÇÃO
Em todo o Mundo o Rotary actua em inúmeras situações, sempre tendo em mente o ajudar o próximo. O lema do actual ano Rotário “Realizemos os Sonhos”, reflecte as intenções dos seus membros.
O Rotary International, ao longo dos seus mais de cem anos e através dos 33.000 Clubs espalhados por todo o Mundo, tem contribuído para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de muitas comunidades locais. Apenas como exemplo de áreas onde o Rotary International tece iniciativas, podemos citar:
Melhoramento do meio ambiente;
Patrocínio de bolsas de estudo nacionais e internacionais;
Subsídios para tornar pessoas auto-suficientes, quanto à saúde, à fome e humanidade;
Subsídios para professores universitários;
Intercâmbios culturais entre pessoas das mais diversas origens étnicas;
Projectos humanitários que melhorem a qualidade de vida de milhões de pessoas;
Subsídios de assistência em caso de catástrofe;
Incentivos ao desenvolvimento de lideres juvenis – RYLA;
Subsídios para conferências internacionais sobre a resolução de conflitos e maneiras de fomentar a busca da paz.
Além de todas estas iniciativas, devemos realçar o programa mais especial do Rotary International: a implementação do programa POLIO PLUS. Um compromisso do Rotary, desde 1985, de trabalhar em associação com organizações nacionais e internacionais (OMS, UNICEF, CDC) de saúde pública para alcance do objectivo de erradicação da poliomielite. Na época existiam 125 países onde a poliomielite era endémica, mas em 2006 apenas existem vestígios em 5 desses países. Até ao momento, 122 nações foram beneficiadas pelos subsídios Pólio Plus. Mais de um bilião de crianças em países de desenvolvimento já foram vacinadas contra a doença e foram gastos mais de 380 milhões de Dólares pelo Rotary International.
Parabens Compº Artur. Ainda há tão pouco tempo chegou ao RCMG e já mostra a vontade de trabalhar. Prova que o espírito Rotário já existia antes mesmo de ser emblemado.
ResponderExcluirComo disse no acto da sua emblemagem e que tem sido enaltecido pelo Governador Eleito Armindo Carolino, a honra e o agradecimento de pertencer a Rotary, é um sentimento que todos devemos partilhar.
Sobre o blog agora constituido, desejo-lhe as maiores felicidades, e será concerteza o que quisermos fazer dele, sobretudo com visitas, informações e comentarios.
Estou emocionada...
ResponderExcluirParabéns companheiro Artur.
Acredito que a sua companhia vai ajuadar o nosso clube a crescer e a afirmar-se como um clube moderno e dinamico.
Um grande abraço solidário e de muito orgulho.
Anisabel Orfão
Foi uma lufada de ar frêsco que entrou no RCMG através do nosso companheiro Artur Fonseca.
ResponderExcluirEsperamos que o teu entusiasmo se prolongue por muitos e muitos anos.
Um grande abraço
Estanislau Alves Pereira