Simboliza o emblema oficial do Rotary, que é uma instituição centenária espalhada por mais de 200 países e regiões geográficas do mundo.
Por ser uma roda sugere sempre movimento e não inércia, e, por ser uma roda dentada sugere toda uma engrenagem em funcionamento e não uma acção isolada.
É composta por 24 dentes e seis raios.
Os dentes no exterior representam o trabalho colectivo.
Os seis raios, representam o mais profundo ideal de servir e a Prova Quádrupla, salientando a comunidade, as ocupações e profissões que os nossos membros representam.
A Convenção Internacional Rotária de 1929, determinou que ouro e azul seriam as cores oficiais da organização.
A cor ouro evoca a nobreza e a legitimidade dos propósitos rotários.
A cor azul lembra o firmamento indicando a universalidade e a elevação dos mesmos propósitos.
As quatro partes entre os raios, representam as nossas quatro Avenidas de Serviço.
Algum tempo depois, foi determinado que um emblema não poderia ser eficaz, girando livremente, por isso se agregou uma chave ao centro da roda significando que a rotação era fruto de um trabalho obreiro e não aleatória.
A chave no centro é de grande importância, porque representa o membro Rotário individual que é um factor importante de cada clube.
Membros qualificados são as chaves, necessárias no centro, para fazer a roda girar, pondo a energia em movimento e impulsionando a engrenagem.
Mas a roda dentada representa muito mais que um símbolo ou logotipo de um clube de serviço.
Representa uma atitude, o cuidar e compartilhar amizade, e o compromisso de “Dar de Si antes de pensar em Si”.
O emblema rotário deve ser a “chave mágica” para abrir portas em todos os lugares e propiciar uma hospitalidade calorosa, sempre significando boas vindas e possibilidade de novas amizades.
Para cada um de nós que o usa na lapela com muito orgulho, ele deve representar, o empenhamento e o trabalho que de forma abnegada, solidários, ajudamos a enobrecer.
Abril de 2010
Anisabel Orfão
Av Serv Internos
Nenhum comentário:
Postar um comentário